Harry Potter - Golden Snitch 2

Pottermaniacos

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Capa de Invisibilidade de Harry Potter pode virar realidade

O momento não poderia ser melhor. Com a estreia do último episódio da franquia Harry Potter, os cientistas apresentam avanços na construção da capa da invisibilidade. A principal motivação é ajudar editores de imagem, que, compreensivelmente, se esforçam para ilustrar o invisível. Apesar disso, assim como a história do menino bruxo habita o imaginário de crianças e adolescentes, as capas de invisibilidade tendem a permanecer por mais tempo restritas ao reino da ficção.
Reportagem publicada no site do "Guardian" mostra que o mais recente dispositivo, que foi apresentado por Moti Fridman e Alexander Gaeta, da Universidade Cornell, em Nova York, vai além do conceito de capa de invisibilidade comum, que tenta esconder os objetos, tornando eventos totalmente invisíveis.
Fridman não quis falar da pesquisa, cujos detalhes foram publicados na base de dados arXiv na terça-feira, porque o trabalho foi enviado à "Nature", que tem regras rígidas sobre o que pode e não pode ser dito antes de um artigo ser publicado. Mas há o suficiente para entender o princípio básico do seu invento.
A primeira geração de capas de invisibilidade é um trabalho em andamento. Elas enganam o olho desviando a luz de um objeto, assim como a água que percorre um riacho com pedras. Dependendo da distância do observador, o objeto simplesmente parece não estar lá. Essa, pelo menos, é a ideia. Até agora, poucas capas de invisibilidade trabalham com luz visível, e escondem apenas objetos pequenos, como clipes de papel, em luz polarizada.
A segunda geração de capas demonstrada pelo grupo de Fridman trabalha de forma diferente. Em vez de desviar a luz do objeto, elas criam um ponto cego no tempo, durante o qual um evento pode acontecer sem ser notado.
A perspectiva teórica de uma capa que atue no espaço e no tempo foi apresentada por Martin McCall e Kinsler Paul, do Imperial College, em Londres, num artigo publicado no início deste ano. Os físicos explicaram que quando a luz atravessa um material, como uma lente, as ondas de luz ficam mais lentas. Mas é possível criar uma lente que divide a luz em dois: a metade - os comprimentos de onda mais curtos - acelera, enquanto que a outra metade - os comprimentos de onda mais longos - fica mais lenta. Isso abre um espaço no qual um evento pode ser escondido, já que metade da luz chega antes que ele tenha acontecido, e a outra metade, depois de se concretizar.
McCall e Kinsler escreveram em julho um ensaio especial na "Physics World" sobre invisibilidade. Eles descreveram um assalto a banco, no qual a ação acontece sob o olhar vigilante das câmeras do circuito interno de TV, que perdem o crime completamente porque ele é escondido por uma capa. Com ela, metade da luz se dispersa do cofre do banco antes do início do arrombamento, enquanto que a segunda metade chega depois que os ladrões fugiram. As câmeras não veem nada além de uma cena imutável.
A demonstração de Fridman é mais simples. Ele usou um conjunto de lentes para abrir uma brecha num feixe de luz, diminuindo a velocidade de comprimentos de onda longos, como o vermelho, e acelerando comprimentos de onda mais curtos, como o azul. Com um segundo conjunto de lentes, ele então fechou o espaço, fazendo com que, no final do experimento, o feixe de luz ficasse exatamente como era no começo.
O evento mais longo que a capa de Fridman conseguiria acobertar, no entanto, duraria apenas 1,25 microsegundo. Ainda há muito que se desenvolver sobre as capas de invisibilidade. O primeiro dispositivo surgiu numa universidade americana há apenas cinco anos. A capa da invisibilidade que manipula os conceitos de espaço e tempo ainda tem um longo caminho a percorrer, mas pode funcionar e vir a esconder eventos mais longos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forever And Ever!

Forever And Ever

1 a 8

http://29.media.tumblr.com/tumblr_llgsucGbjk1qgp0two1_500.gif

A Chama Nunca se Apagara,ate o ultimo coração Potteriano para de Bater!

"Magia Além das Palavras - A História de J. K. Rowling - COMPLETO [LEGENDADO]"

thank you Jk!