Harry Potter - Golden Snitch 2

Pottermaniacos

Quadribol





O quadribol é o esporte mais popular e mais jogado no mundo bruxo.Praticado por homens e mulheres sejam crianças ou adultos,o quadribol une bruxos e bruxas de todas as posições sociais e os reúne para compartilhar momentos de euforia,vitória e desespero.Aqui você verá as regras do jogo,os tipos de vassouras,os times de quadribol  mais populares e muito mais.

Jogos antigos com vassouras

Annual Broom Race(Corrida Anual de Vassouras): A Corrida da Suécia remonta ao século X.Os pilotos faziam o percurso Kopparberg-Arjeplog, uma distância pouco superior a 480 quilômetros. A rota atravessava uma reserva de dragões,e o imenso troféu de prata tem a forma de um Focinho-Curto sueco.Atualmente essa corrida se transformou em um evento internacional,e bruxos de todas as nacionalidades se reúnem em Koppaberg para torcer pelos jogadores à saída e em seguida aparatam em Arjeplog para cumprimentar os sobreviventes.

Stichstock (Furabexiga): Coloca-se uma bexiga de dragão, cheia de ar,no alto de uma baliza de seis metros de altura.Um jogador montado em uma vassoura tinha a função de proteger a bexiga.O guarda-bexiga era amarrado à baliza com uma corda passada na cintura,de modo que ele ou ela não pudesse se afastar mais de três metros do seu posto.Os demais jogadores se revezavam voando até a bexiga e tentando perfurá-la com os cabos especialmente aguçados de suas vassouras. O guarda-bexiga podia usar a varinha para repelir os atacantes. O jogo terminava quando a bexiga era finalmente perfurada ou o guarda conseguia azarar todos os oponentes,eliminando-os do jogo,ou ainda quando caiam de exaustão. O jogo Furabexiga desapareceu no século XIV.

Aingingein(Fogaréu): Na Irlanda floresceu o jogo do Aingingein(Fogaréu), tema de muitas baladas irlandesas(contam que o lendário bruxo Fingal,o destemido, foi campeão de Fogaréu).Um a um, os jogadores arrebatam o dom ou bola ( na realidade a vesícula de um bode) e atravessavam correndo uma série de barris em chamas erguidos no ar por estacas. O dom era, então, atirado através do último barril. O jogador que consiguisse atirá-lo no menor tempo,sem ter ele mesmo pegado fogo no caminho, era o vencedor.

Creaothceann(Rachacrânio): A Escócia foi o berço do jogo com vassouras provavelmente mais perigoso de todos o Creaothceann(Rachacrânio). Cada jogador do Rachacrânio usava um caldeirão afivelado à cabeça. Ao som da trompa ou do tambor,umas cem pedras e pedregulhos enfeitiçados,que pairavam a trinta metros de altura,começavam a cair em direção ao solo.Os jogadores voavam para cá e para lá tentando recolher o maior número possível de pedras em seus caldeirões.Considerado por muitos bruxos escoceses o supremo teste de virilidade e coragem, o Rachacrânio gozou de grande popularidade na Idade Média, apesar do número de fatalidades que causava.O jogo foi proibido em 1762.

Shuntbumps(Derrubada): Foi um jogo popular de Devon, Inglaterra. Era uma forma rústica de justa com o único objetivo de desmontar da vassoura o maior número possível de jogadores,saindo vencedor o último combatente a permanecer montador.

Swivenhodge(Malhaporco): Começou em Herefordshire.Tal como o Furabexiga, esse jogo envolvia uma vesícula cheia de ar, em geral a de um porco.Os jogadores montavam as vassouras de trás para frente e batiam na bexiga para cá e para lá, por cima de uma sebe,com a palha das vassouras.O jogador que errava marcava um ponto para o adversário. O primeiro a acumular 50 pontos era o vencedor.O Malhaporco ainda hoje é jogado na Inglaterra.

O Quadribol

Campo


O campo de quadribol, é um ovoide de cento e cinquenta e dois metros de comprimento por cinquenta e cinco de largura com uma pequena área circular de aproximadamente sessenta centímetros de diâmetro ao centro e duas pequenas áreas nas extremidades do campo onde ficam as balizas.

Bolas



Goles: A Goles é uma bola vermelha de couro com trinta centímetros de diâmetro e sem costuras usada para marcar os gols.É a única bola que não foi enfeitiçada, embora algumas possuem um encantamento que faz ela cair de modo lento e suave quando não está em posse de nenhum jogador.



Balaços: São bolas de ferro com vinte e cinco centímetros de diâmetro enfeitiçadas para perseguir os jogadores sem discriminá-los, ou seja eles atacarão o jogador mais próximo.Existem 2 balaços em cada partida de quadribol.


Pomo de ouro: Uma bola de metal do tamanho de uma noz dotada de asas rotativas que o permitem mudar de direção com a velocidade de um relâmpago.Ele é enfeitiçado para fugir à captura o maior tempo possível.



Jogadores


Goleiro: o goleiro é o jogador responsável pela defesa dos aros,para impedir que os artilheiros do time adversário marquem gols.

Batedores:Os batedores protegem os jogadores do seu time dos balaços,o que eles fazem com o auxílio de bastões.Os batedores em geral são homens,devido a grande força física exigida para repelir um balaço.Existem 2 batedores em um time de quadribol.

Artilheiros: Os artilheiros atiram a Goles um para o outro e marcam 10 pontos todas as vezes que conseguem passá-la por dentro dos aros do gol.Somente o artilheiro que estiver com a Goles pode entrar na pequena área.Cada time possui 3 artilheiros.

Apanhador:  O apanhador, em geral pilotos mais leves e velozes, são encarregados de procurar e capturar o pomo de ouro. O apanhador que capturar o pomo marca 150 pontos para a sua equipe e encerra a partida.

Regras

1) Embora não haja limitação à altitude a que um jogador ou uma jogadora podem voar durante uma partida, ele ou ela não podem deixar os limites do campo. Se um jogador ultrapassar esses limites,seu time deverá entregar a goles ao time adversário.
2)O capitão do time pode pedir "tempo" fazendo um sinal ao juiz da partida.Esse é o único momento em que é permitido aos jogadores encostarem os pés no solo durante a partida.O tempo solicitado pode ser prorrogado até duas horas se uma partida já durou mais de doze horas.Decorrido esse tempo,se um time não retornar ao campo será desclassificado.
3)O juiz poderá aplicar penalidades contra um time.O artilheiro que vai cobrá-lo deverá voar do círculo central para a pequena área. Os demais jogadores,exceto o goleiro adversário,devem se manter bem afastados enquanto a penalidade é cobrada.
4)A Goles pode ser roubada das mãos do outro jogador,mas em circunstância alguma um jogador poderá tocar em qualquer parte da anatomia do outro.
5)Em caso de contusão,nenhum jogador será substituído.O time continuará a partida sem o jogador contundido.
6)É permitido levar varinhas para o campo,que,no entanto,não poderão ser usadas em circunstância alguma contra os jogadores do time adversário,as vassouras do time adversário,o juiz ou contra quaisquer das bolas ou espectador.
7)Uma partida de quadribol só terminará quando o pomo de ouro for capturado ou por consetimento mútuo dos capitães dos dois times.


Faltas


Existem muitas faltas no quadribol, irei listar aqui apenas as mais comuns.
                                                        

Nome:
________________________


Roubar o pomo 
Aplicável a:
________________________


Todos os jogadores exceto o apanhador
Descrição:
________________________


Qualquer jogador,exceto o apanhador, que toque ou capture o pomo de ouro
 Mutretar
 Todos os jogadores
Segurar a cauda da vassoura do adversário para retardá-lo ou atrapalhá-lo.

 Trombar
 Todos os jogadores
Voar com intenção de colidir

 Guidonar
 Todos os jogadores
Engatar os cabos das vassouras visando a desviar o adversário do seu curso.

 Catimbar
 Batedores apenas
Rebater o balaço para as arquibancadas,obrigando as autoridades a acorrer para proteger o público.Por vezes a manobra é usada por jogadores inescrupulosos para impedir o artilheiro adversário de marcar um gol.

 Acotovelar
 Todos os jogadores
Uso excessivo de cotoveladas nos adversários.

 Bloquear
 Goleiro apenas
Enfiar qualquer parte da anatomia no aro do gol para empurrar a goles para fora.A função do goleiro é bloquear o aro pela parte da frente e não por trás.
 Conduzir
 Artilheiros apenas
Manter a mão na goles enquanto enquanto ela atravessa o aro do gol(a goles deve ser atirada)

 Furar a goles
 Artilheiros apenas
Danificar a goles,isto é,furá-la para que caia mais rápido ou em ziguezague.

 Fazer escada
 Artilheiros apenas
 Mais de um artilheiro penetrar na pequena área.


Juizes

O juiz de quadribol eficiente precisa ser mais do que um piloto excepcional. Ele ou ela precisa observar as manobras de catorze jogadores ao mesmo tempo,donde a contusão mais comum de um juiz é, consequentimente, o torcicolo.Nas partidas profissionais, o árbitro conta com dois assistentes que vigiam os limites do campo para garantir que nem os jogadores nem as bolas ultrapassem o perímetro exterior.

Times de Quadribol da Grã-Bretanha e da Irlanda.

Appleby Arrows(Flechas de Appleby)
Ballycastle Bats(Morcegos de Ballycastle)
Caerphilly Catapults(Catapultas de Caerphilly)
Chudley Cannons(Canhões de Chudley)
Falmouth Falcons(Falcões de Falmouth)
Holyhead Harpies(Harpias de Holyhead)
Kenmare Kestrels(Francelhos de Kenmare)
Montrose Magpies(Pegas de Montrose)
Pride of Portree(Orgulho de Portree)
Puddlemere United(União de Puddlemere)
Tutshill Tornados(Tornados de Tutshill)
Wigtown Wanderers(Vagamundos de Wigtown)
Wimbourne Wasp(Vespas de Wimbourne)

Times de quadribol ao redor do Mundo

Vratsa Vultures(Abutres de Vratsa)  Bulgária
Quiberon Quafflepunchers(Furabolas de Quiberon) França
Heidelberg Harriers(Gaviões de Heidelberg) Alemanha
Bigonville Bombers(Bombardeiros de Bigonville) Luxemburgo
Braga Broomflet(Frota de Vassouras de Braga) Portugal
Grodzisk Goblins(Duendes de Grodzisk) Polônia
Mouthohora Macaws(Araras de Moutohora) Nova Zelândia
Thundelarra Thunderers(Trovões de Thundelarra) Austrália
Woollongong Warriors(Guerreiros de Woollongong) Austrália
Patonga Proudsticks(Presunçosos da Patonga) Uganda
Tchamba Charmers(Encantadores de Tchamba) Togo
Gimbi Giant-Slayers(Mata-Gigantes de Gimbi) Etiópia
Sumbawanga Sunrays(Raios de Sol de Sumbawanga) Tanzânia
Moose Jaw Meteorites(Meteoritos de Queixada-de-Alce) Canadá
Haileybury Hammers(Martelos de Haileybury) Canadá
Stonewall Stormers(tropas de Assalto de Stonewall) Canadá
Sweetwater All-Stars(All-Stars de Sweetwater) EUA
Fitchburg Finches(Azulões de Fitchburg) EUA
Tarapoto Tree-Skimmers(Rasa-árvores de Tarapoto) Peru
Toyohashi Tengu Japão

Vassouras de corrida



Oakshaft
Moontrimmer
Silver Arrows
Cleansweep
Comet
Tinderblast
Swiftstick
Shooting Star
Nimbus
Twigger
Firebolt

Movimentos no quadribol

Bludger Backbeat(Rebate falso)- Uma jogada em que o batedor gira o bastão e rebate o balaço para trás em vez de para frente.É difícil executá-la com precisão, mas a manobra é excelente para confundir os adversários.
Dopplebeater Defence(Dupla-Defesa de Batedores)- Os dois batedores rebatem o balaço ao mesmo tempo para lhe imprimir maior impulso, produzindo um contra-ataque de grande impacto.
Double Eight Loop(Defesa de Oito Duplo)- Defesa de goleiro, em geral usada contra o jogador que cobra uma penalidade, na qual o goleiro contorna os três aros do gol em alta velocidade para bloquear a goles.
Hawkshead Attacking Formating(Formação de Ataque Cabeça-de-Falcão)- Os artilheiros formam um V e voam juntos em direção às balizas. Esta formação intimida fortemente o time adversário e força os outros jogadores e se afastarem para os lados.
Parkin's Pincer(Pinça de Parkin)- Recebe esse nome em homenagem à equipe original do Vagamundos de Wigtown, ao qual é atribuída a invenção desse movimento.Dois artilheiros assediam o artilheiro adversário,um de cada lado, enquanto um terceiro voa de frente contra ele ou ela.
Plumpton Pass(Passe de Plumpton)-Movimento de apanhador: uma guinada aparentemente displicente em que ele recolhe o pomo para dentro da manga. Seu nome é uma homenagem a Rodrigo Plumpton,apanhador do Tornados de Tutshill,que empregou tal movimento em sua captura recorde do pomo em 1921. Embora alguns críticos digam que o movimento foi acidental,Plumpton afirmou até o dia de sua morte que agiu intencionalmente.
Porskoff Ploy(Ardil de Porskoff)- O artilheiro de posse da goles voa para o alto,levando os artilheiros adversários a acreditarem que ele está tentando se livrar deles para marcar, e então atira a goles para o outro artilheiro do seu time que já está à sua espera para agarrá-la.É essencial uma perfeita sincronia de tempo. O nome da manobra é uma homenagem à artilheira russa Petrova Porskoff.
Reverse Pass(Passe de Revés)- Um artilheiro lança a a goles por cima do ombro para um companheiro de time. É difícil acertar.
Sloth Grip Roll(Giro da Preguiça)- O jogador se pendura por baixo da vassoura,agarrando se firmemente ao cabo com os pés e as mãos,para evitar um balaço.
Starfish and Stick(Pêndulo Estrela-do-Mar)- Defesa de goleiro em que ele segura a vassoura horizontalmente com uma das mãos,prende o pé no cabo e estica o braço e pernas. A Estrela-do-Mar jamais deve ser tentada sem vassoura.Veja a ilustração:



Transylvanian Tackle(Faz-que-Vai da Transilvânia)-Observado pela primeira vez na Copa Mundial de 1473, é a simulação de um soco direto no nariz. Desde que não haja contato o movimento não é ilegal,embora seja difícil evitá-lo quando dois jogadores estão voando em alta velocidade.
Woollongong Shimmy- Aperfeiçoado pelos Guerreiros de Woollongong da Austrália, esse shimmy é um movimento de ziguezague em alta velocidade,feito com intenção de desmontar o artilheiro adversário de sua vassoura.
Wronski Feint(Finta de Wronski)- O apanhador dispara ao solo fingindo ter avistado o pomo lá embaixo,mas se recupera do mergulho antes de atingir o campo.O movimento visa a obrigar o apanhador adversário a imitá-lo e colidir com o chão. Seu nome é uma homenagem ao apanhador polonês Josef Wronski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forever And Ever!

Forever And Ever

1 a 8

http://29.media.tumblr.com/tumblr_llgsucGbjk1qgp0two1_500.gif

A Chama Nunca se Apagara,ate o ultimo coração Potteriano para de Bater!

"Magia Além das Palavras - A História de J. K. Rowling - COMPLETO [LEGENDADO]"

thank you Jk!