O romance de Morgenstern, que se passa na virada do século XIX, conta a história de dois jovens mágicos apaixonados que competem num circo encantado. A editora Doubleday ganhou os direitos de publicar o livro por um gordo adiantamento de centenas de milhares de dólares. Os direitos já foram vendidos para 30 editoras estrangeiras; alguns países pagaram milhões de dólares, uma quantia normalmente reservada para autores de best-sellers.
As livrarias que foram duramente atingidas pela recessão e pela revolução digital apostaram no "The Night Circus" (Circo da Noite) como uma possível solução para as fracas vendas na era pós-Harry Potter. Para ganhar uma nova base de fãs, as livrarias estão planejando festas no dia do lançamento do livro.
"É o momento ideal, porque o último filme 'Harry Potter' acabou de estrear, e os vampiros já estão um pouco saturados", diz Christin Evans, dona da Booksmith, em São Francisco. A livraria contratou um contorcionista, um palhaço e um mágico malabarista para uma apresentação no dia 16 de setembro, quando Morgenstern vai autografar os livros.
Morgenstern e sua editora enfrentam uma forte concorrência na busca pelo novo livro de fantasia de sucesso. "The Night Circus" tem elementos de "Harry Potter" (mágica), "Crepúsculo" (romance proibido) e da trilogia jovem pós-apocalíptica "Jogos Vorazes" (uma competição em que há muito em jogo). Mas o novo romance não tem os principais fatores que transformaram esses livros em franquias de peso. Morgenstern escreveu o livro como uma história isolada, e não como o começo de uma série. E, embora as editoras e livrarias estejam tentando atrair os fãs adolescentes de ficção, o título vai para as prateleiras na seção de ficção geral para adultos, o que pode limitar a exposição do livro entre os leitores mais jovens.
O romance também chega num mercado cheio de títulos. As editoras estão gastando grandes quantias para comprar os direitos de novos romances que prometem atrair tanto adolescentes como adultos e ao mesmo tempo alcançar fãs de literatura e ficção comercial. os direitos da trilogia da artista de jogos on-line Marie Lu, ambientada na Los Angeles de 2130 e com lançamento previsto para o fim do ano, foram vendidos para a editora Putnam por um adiantamento de centenas de milhares de dólares; ela também foi selecionada pela CBS Films. A estreante Karen Thompson Walker fechou um acordo na faixa dos milhões de dólares com a Random House para seu romance que será publicado em 2012 "The Age of Miracles" (A Era dos Milagres), sobre uma garota da Califórnia cuja angústia de adolescente é agravada por um desastre cósmico quando a rotação da Terra desacelera.
A busca frenética acontece num momento tumultuado para as editoras, com as lojas da rede de livraria Borders fechando as portas nos Estados Unidos. Na era digital, lançamentos estrondosos de livros se tornaram cruciais para o lucro de editoras e livrarias.
A campanha global de marketing e multimídia para promover o "The Night Circus" certamente parece mais adequada a uma estreia popular de Hollywood do que o lançamento de um romance de uma autora desconhecida. Em Sidney, na Austrália, a Random House vai organizar uma festa para lançar o livro com malabaristas e leitores de tarô, e com uma apresentação de Morgenstern via Skype. No Reino Unido, a Random House contratou os fabricantes do Echo Bazaar, um jogo on-line com cerca de 100.000 assinantes, para criar uma narrativa interativa baseada no livro. No dia 2 de setembro, a editora vai promover um evento circense com artistas que cospem fogo em pernas de pau, em frente à livraria Foyles, em Londres.
Com a publicação ainda semanas adiante, um exército de evangelistas do "Night Circus" já se formou, com livreiros na linha de frente. A Doubleday aumentou de 100.000 para 150.000 a primeira edição com base na demanda de livrarias. No escritório da editora em Nova York este mês, Mongenstern sentava-se numa sala sem janelas com prateleiras recheadas com cópias do seu livro. Ela estava autografando as primeiras 2.200 cópias.
"The Night Circus" tem uma arma para conquistar os leitores jovens: uma linha direta com a audiência do "Crepúsculo". A Summit Entertainment publicou um trecho do livro na página oficial do "Crepúsculo" no Facebook, que tem mais de 24 milhões de seguidores, com a mensagem "Você precisa de uma nova obsessão?" O número de visitas na página de Morgenstern saltou de 522 para mais de 3.900.
Naum conseguiram chegar aos pés de Harry Potter!
O fim de uma saga,começo de uma lenda pottermaniacos até a morte ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário